App do Dia Apps Apps Gerais Destaque Notícias

Encontre as pessoas com quem se cruzou com o Happn

happnreviewheaderEncontrar o amor da nossa vida – ou encontrar um(a) namorado/a de todo – pode ser uma tarefa muito complicada, especialmente se se for tímido. O número de aplicações e serviços na internet que permite a estas pessoas procurar a sua cara-metade é elevado, mas poucos serviços são como o Happn.

Tivemos recentemente a oportunidade de testar esta aplicação a pedido de um dos nossos leitores na nossa página do Facebook, e no tempo que passámos com ela, rapidamente percebemos o quão interessante é o conceito, e como este faz dela uma verdadeira alternativa a serviços mais populares como o Tinder.

A maior parte dos serviços de encontros ou namoro na internet baseiam-se exclusivamente na vertente online, sendo por isso mais complicado encontrar pessoas com quem se possa ter uma relação realista, e correndo algum risco de encontrar perfis falsos. O Tinder é baseado na sua distância, mas procura distâncias até vários quilómetros, e acaba mesmo assim por ser um pouco impessoal. O que a Happn se propõe a fazer é mantê-lo em contacto com as pessoas com quem se cruzou na rua ou no autocarro. A aplicação usa constantemente a sua localização, tal como as dos outros, para lhe dizer com quem se cruzou. Um dos exemplos mais poéticos que podemos imaginar para uma situação semelhante é aquela pessoa que viu uma única vez no seu caminho para o trabalho e não teve coragem de abordar. Esta aplicação permite-lhe manter o contacto com o seu amor à primeira vista, para onde quer que eles vão depois.

Então, como funciona a aplicação? Após instalar o Happn, pode iniciar sessão com o seu perfil do Facebook, que importará a sua informação básica como a idade, nome, e as suas fotografias de perfil mais recentes, mas pode alterar esta informação através do seu perfil (que se acede através do menu lateral esquerdo) mais tarde, bem como adicionar e reorganizar as suas fotografias.

A partir daí, a aplicação passa a usar a sua localização (por isso terá que permitir que a aplicação o faça) e quando se cruzar com alguém, o perfil dessa pessoa aparecerá no ecrã principal da sua aplicação, com o nome, idade e fotografias. Pode clicar no perfil de alguém para ver mais detalhes, e pode mostrar o seu interesse usando crushes ou charmes.

A diferença é que as crushes são secretas, a menos que a outra pessoa mostre o mesmo interesse por si, mas se quiser que a outra pessoa saiba que está interessado nela, pode enviar um charme. Ao fazê-lo, a outra pessoa será notificada, e poderá optar por aceitar ou não iniciar uma conversa consigo. No entanto, os charmes têm usos limitados. Cada charme custa um crédito, e os créditos devem geralmente ser comprados com dinheiro real, sendo-lhe no entanto concedidos 10 charmes aquando da criação da conta, e poderá ganhar mais alguns gratuitamente convidando os seus amigos para usar a aplicação. A descrição da aplicação menciona que para os utilizadores do sexo feminino os charmes são ilimitados, mas infelizmente não podemos confirmar isso. Pode adicionar créditos à sua conta através da barra lateral da esquerda, num botão (demasiado pequeno) junto do seu perfil.

Ainda na barra esquerda, pode alterar as suas preferências relativamente às pessoas que quer encontrar: pode especificar o género (por pré-definição, serão apresentados perfis do sexo oposto ao seu), a idade (estando a aplicação restringida a maiores de 18 anos), alterar as definições de notificações e mais.

A aplicação indica-lhe quando e onde se cruzou com as pessoas que surgem no seu ecrã, e se ainda estiver a menos de 300 metros da outra pessoa, a aplicação dirá “Agora”, indicando que ainda se encontram próximos. No entanto, por motivos de privacidade e segurança, a distância exacta não é revelada. É ainda indicado o número de vezes que se cruzou com essa pessoa, caso prefira jogar pelo seguro e falar com alguém com quem tem maior probabilidade de estar presencialmente.

E depois de mostrar o seu interesse, o que acontece? Se a outra pessoa também mostrar interesse em si, será possível começar a trocar mensagens com ela dentro da aplicação, para que se conheçam melhor. Infelizmente, a secção de chat coloca várias restrições, não permitindo enviar quaisquer ficheiros, nem sequer emoji, indo ao ponto de desativar a tecla nativa do sistema operativo para aceder aos mesmos. Assim, seria aconselhável continuar a conversa através de outra aplicação, como o Telegram. Ainda assim, a aplicação permite pelo menos o envio de stickers.

wp_ss_20160313_0003
O sistema de mensagens

De uma maneira geral, o Happn é uma aplicação com um conceito extremamente interessante, e que foi concretizada de forma inteligente e sem grandes falhas, excluindo talvez as restrições do chat, que se possam apontar. O sistema de créditos permite que a aplicação se financie, e parece-me um método justo que não restringe a funcionalidade da aplicação em demasia. Esperamos que a aplicação seja actualizada futuramente para ser desenhada para o Windows 10, mas para já a aplicação para Windows Phone 8.1 funciona sem quaisquer problemas. Se o conceito lhe interessar, pode descarregar a aplicação através da ligação abaixo. Boa sorte!

Este artigo foi escrito conjuntamente por mim e por Eduardo Mota, colaborador do Windows Mobile Portugal.

happnlink2

Sobre o autor

João Carrasqueira

Com 20 anos, licenciado em Assessoria e Tradução, João é um grande fã de tecnologia, especialmente tudo o que esteja relacionado com a Microsoft. Também tem uma paixão pelos videojogos da Nintendo.

Comentários recentes