Apps Apps Gerais Destaque Loja Notícias Windows 10 Mobile

Qual o melhor cliente do Youtube disponível na loja do Windows?

Infelizmente não temos uma aplicação oficial do Youtube na loja do Windows. Porém, felizmente, temos várias alternativas e alguns dizem até que estas são superiores a aplicação oficial disponível para Android e iOS. Hoje vamos mostrar algumas dessas alternativas e definir qual delas oferece mais funcionalidades e estabilidade, e por consequência, uma experiencia de utilizador mais completa. Analisámos três das aplicações mais utilizadas pelos utilizadores: o Explorer for Youtube, o MyTube! e o Tubecast for Youtube e você confere logo abaixo:


Explorer for Youtube: Simples e funcional, o Explorer for Youtube é perfeito para quem gosta de uma aplicação criada para o Windows 10. Tem muitas funções boas mas na hora de fazer algo simples (como carregar vídeos) pode deixá-lo ficar mal, e isso não é bom, principalmente se for um vloggerEstas são as suas qualidades:

Configurável: É possível alterar a região dos vídeos, ativar ou desativar a live tile e as notificações de novos vídeos e downloads, alterar a qualidade padrão dos vídeos e a pasta padrão de download e escolher entre vídeos das suas subscrições ou vídeos recomendados na página inicial.exp

Download de vídeos: É possível transferir os vídeos para assistir mais tarde em MP3 ou MP4, a qualidade varia de acordo com o vídeo. É importante destacar que os vídeos ficam disponíveis para uso e partilha na pasta que o utilizador selecionou.

Notificações de novos vídeos: É possível receber notificações sempre que surgirem novos vídeos, de canais selecionados ou ainda de todos os canais.

Navegue pela aplicação enquanto vê um vídeo: É possível navegar por toda a aplicação enquanto se vê um vídeo, ele fica de forma reduzida no canto inferior esquerdo. Ideal para procurar outros vídeos antes de terminar um.

Menu Hambúrguer: Contidos neste menu estão diversas opções: Ao fazer login é possível ver seus vídeos e de suas inscrições, os vídeos transferidos, o histórico, playlists, vídeos de que tenha gostado e também os marcados para ver mais tarde. Mais abaixo é possível ver todas as suas inscrições e ordená-las por nome, relevância e atividade. No final é possível ver temas dos mais variados tipos de vídeos recomendados, desde Música e Desporto até Politica e Viagens.

São estes os seus defeitos:

  • Não carrega vídeos para o Youtube;
  • Não é possível gostar ou não gostar de comentários;
  • Em vídeos com bastantes gostos (ou não gostos) o botão de partilhar fica oculto.

O Explorer for Youtube foi removido da loja quando já havíamos escrito sobre o mesmo. Em nota, os programadores nos disseram que a Microsoft removeu a aplicação sem qualquer explicação e que eles cumpriam com todas as regras para ter uma aplicação na Loja. Disseram também que não vão voltar a publicar o Explorer for Youtube na loja, porém publicarão a mesma aplicação com um nome diferente. Quando esta estiver disponível, anunciaremos aqui.


MyTube!: Esta aplicação é a perfeita junção de um ótimo design, funcionalidades e estabilidade que faz deste o melhor e mais completo cliente do Youtube para o Windows. Com um design que mistura elementos do Windows Phone (Com o  Panorama e os Pivots) e os ícones do Windows 10 Mobile, o MyTube! faz tudo que o seu concorrente (Explorer for Youtube) não faz.  São estas as suas qualidades:

mtbPersonalizável: Além de ser possível alterar a região do Youtube, também é possível ativar ou desativar o modo horizontal, o botão de procura de vídeos e a transparência da Live Tile. A aplicação conta com opções de tema claro e escuro e alguns esquemas de cores pré-definidos, além de ser possível usar a mesma cor de destaque do Windows.

Funciona em segundo plano: Continue a ouvir mesmo depois de sair da aplicação. Ideal para ouvir músicas.

Também notifica sobre vídeos novos: Mas está limitado a apenas 15 canais. Essa opção é um pouco difícil de encontrar, tem de ir ao canal do qual deseja receber notificações e então selecionar a opção no menu.

Também transfere vídeos: Porém com algumas diferenças: Só é possível ver o vídeo na aplicação e esta mostra o tamanho do download antes de baixar.

É possível carregar vídeos: e fazer isso é uma tarefa fácil com o MyTube!, basta selecionar o vídeo, preencher alguns campos e esperar. E também é possível gostar ou “desgostar” de comentários.

Estes são os seus defeitos:

  • É possível continuar a usar a aplicação enquanto vê um vídeo, mas não o pode fazer utilizando o botão retroceder. Tem de deslizar para a secção de comentários ou descrição de vídeo e “viajar” a partir daí, o que é um pouco confuso.
  • Só é possível ver vídeos transferidos através da própria aplicação.

O MyTube! é pago e está disponível no PC, telemóvel, hub e holográfico, mas é possível baixar uma versão de avaliação que limita a quantidade de tempo em que é possível ver vídeos. O download pode ser feito através deste link.


Tubecast for Youtube: Diferente das outras aplicações acima, o tubecast tem um design próprio (misturado com o padrão do Windows Phone 8.1) e o seu foco principal é a transmissão de vídeos do telemóvel  para Smart TVs e consolas de jogos, que se limita a 20 reproduções na versão grátis. Vamos às suas qualidades:

Vídeo 360: Veja vídeos em 360º no youtube com o Tubecast, e ainda é possível usar aparelhos de realidade tbcstvirtual (como o Oculus Rift, Google Cardboard, etc), para isso basta baixar um complemento na loja, chamado “Video 360”.

Transmissão de vídeos: Como falado anteriormente, é possível fazer transmissões para uma grande diversidade de TVs, Desde a Google TV, até a AirPlay e Consolas como a Xbox One e 360, e a Playstation 3 e 4. Para ter acesso a transmissões ilimitadas basta comprar a aplicação.

Ouça apenas o áudio: mesmo saindo da aplicação, automaticamente continua ouvindo o áudio, até com a tela bloqueada.

Pré-carregamento de vídeos: Transfira os vídeos que quiser para ver (áudio e vídeo) ou ouvir (apenas áudio) mais tarde. A qualidade e o tamanho variam de acordo com o vídeo.

Também é possível navegar pela aplicação enquanto se vê um vídeo: E com uma fluidez bastante superior se comparado ao “Explorer for youtube

São estes os seus defeitos:

  • Apesar de ter um design próprio, a aplicação ainda segue o padrão do Windows Phone 8.1;
  • Não carrega vídeos;
  • Só é possível ver os vídeos transferidos usando a própria aplicação.

O Tubecast  está disponível no PC e telemóvel. A aplicação é gratuita, mas para aceder a todas as funcionalidades é preciso comprá-lo. O download é feito através deste link.

O Video 360 também é pago, mas também é possível instalar uma versão de avaliação que permite executar vídeos em 360º um número limitado de vezes, depois disso é preciso comprar para continuar usando. Pode instalá-lo através deste link.


Todas as aplicações cumprem bem o papel de “cliente do youtube”, afinal todos fazem o que o youtube faz: Streaming de vídeos. A análise consiste então em observar os detalhes, eles que realmente importam no dia-a-dia.

Recomendaríamos o Explorer for Youtube para pessoas que gostam do visual do Windows 10 e também para aquelas que não publicam vídeos no youtube, mas gostam de transferi-los e vê-los em qualquer outro lugar, porém por enquanto não será possível instalar esta aplicação. Se tem um canal, quer publicar vídeos a partir do telemóvel e não se importa tanto com o visual (desde que seja bonito), recomendamos o MyTube!, mas se quer novidades, como vídeos em 360º e transmissões para sua Smart TV (ou consola), o mais indicado é o Tubecast for Youtube.

Usa outra aplicação? Tem alguma novidade e/ou defeito que gostaria de mencionar? Não hesite em contar-nos aqui nos comentários! Desde já está convidado a fazer parte de nosso grupo no Telegram, onde tratamos dos mais diversos assuntos, do universo da Microsoft!

Sobre o autor

Flavio

Brasileiro, sou fascinado por tecnologia e tudo o que ela pode me oferecer. Jogando no telemóvel ou editando arquivos no portátil, o Windows é perfeito para quem quer fazer mais. E é por isso que eu uso Windows.

  • fga

    Tem o Perfect Tube que é bom também.

  • Sergio Araujo

    Eu uso o MyTube.

  • Julio Cesar Vitorio

    Aguardo pelo explorer for youtube, nao tem melhor, mytube buga na reprodução, perfect tube tem anúncios gigantes, tubecast com design do wp8 e lentidoes na reprodução e troca de qualidade

    • Júlio o Explorer agora chama-se Client for Youtube e já está disponível.

      • Julio Cesar Vitorio

        Sei disso, o desenvolvedor me mandou e-mail uns 2 dias antes da publicação do ronda app, ja tinha baixado pah

  • Samuel

    Awesome Tube também é muito bom  

  • Eu vou de Edge mesmo. Até hoje não vi nenhuma vantagem em baixar um APP que não consegue fazer video ao vivo etc. Nem o oficial no iOS me agrada. Até o upload pelo APP é falho.

Comentários recentes