Apps Apps Gerais Destaque Notícias UWP

Quer uma aplicação universal do Telegram? Apresentamos-lhe o Unigram!

O Telegram Messenger tem sido a plataforma de comunicação de eleição do Windows Mobile Portugal há algum tempo. A nossa equipa usa-o para comunicar entre si, e temos até um grupo onde os leitores se podem juntar para conversar e esclarecer as suas dúvidas.

Embora seja a nossa plataforma preferida, por estar disponível para todos os dispositivos Windows, de há algum tempo para cá que começamos a sentir que está na altura de a aplicação utilizar a Plataforma Universal do Windows. Embora não pareça haver um plano concreto por parte dos programadores por detrás da aplicação oficial, um grupo de programadores independentes aceitou a tarefa hercúlea de criar uma aplicação universal não oficial para o Telegram. O seu nome é Unigram.

 O Unigram é uma aplicação em código aberto, para a qual todos podem contribuir através da página no GitHub. A aplicação é construída na Plataforma Universal do Windows para poder ser executada em qualquer dispositivo com Windows 10, mas requer a Actualização de Aniversário. Como aplicação universal, traz consigo um design completamente novo que encaixa como uma luva no Windows 10, ao contrário da aplicação oficial para Windows Phone que começa a parecer cada vez mais antiquada dentro do novo ambiente.

O projecto já arrancou há alguns meses, mas o progresso foi bastante lento até à disponibilização do SDK para a Actualização de Aniversário, que facilitou o desenvolvimento de algumas funcionalidades. Recentemente, o projecto ganhou um novo impulso e tem vindo a receber uma grande quantidade de novidades.

Apesar disso, a aplicação está numa fase muito prematura de desenvolvimento, e vem devidamente identificada com o nome Alpha, o que significa que ainda está muito longe daquilo que a equipa pretende alcançar e daquilo que a aplicação oficial oferece. A versão mais recente é a 0.1.10.66, e está apenas disponível para dispositivos ARM, ou seja, telemóveis. Eis as funcionalidades que esta aplicação já inclui:

  • Possibilidade de receber e enviar mensagens de texto
  • Notificações interactivas para responder a mensagens
  • Ver conversas individuais e de grupos (não suporta canais, ainda)
  • Responder a mensagens usando citações
  • Ver stickers enviados e recebidos (não é possível enviá-los a partir da aplicação)
  • Lista de conversas
  • Lista de contactos
  • Páginas de perfil, incluindo fotografias (não funcionais nos grupos)
  • Envio de texto a negrito e em itálico, algo que a aplicação oficial para Windows Phone não permite.

Evidentemente, isto deixa de fora muitas funcionalidades importantes, como o envio e receção de ficheiros e fotografias, mas temos de ter em conta que o desenvolvimento arrancou há pouco tempo e que as APIs do Telegram não facilitam muito a criação de aplicações.

Para um projecto tão recente, e que depende exclusivamente do tempo e vontade dos programadores, que não trabalham na aplicação a tempo inteiro, o Unigram é uma aplicação excelente. Um dos pontos que é impossível não mencionar é o seu design. Não só este se integra perfeitamente no Windows 10, como o faz de uma forma que se adequa a uma aplicação de mensagens. É, sem dúvida, uma aplicação lindíssima.

É evidente que, para um utilizador normal, é impossível depender unicamente do Unigram para utilizar o Telegram. Mas a aplicação é suficientemente boa para ser a minha preferida, e só recorro à aplicação oficial para utilizar alguma funcionalidade que o Unigram ainda não suporta. Ao testar a aplicação, pode encontrar alguns problemas e ajudar  a equipa a resolvê-los.

Como instalar o Unigram

Como a aplicação ainda está numa fase experimental de desenvolvimento e ainda há muitas funcionalidades em falta, ainda não pode encontrar a aplicação na Loja. Em vez disso, a equipa optou por distribuir a aplicação através do serviço HockeyApp, que é da própria Microsoft. A última versão pode ser encontrada na ligação abaixo, mas lembre-se que só funciona no Windows 10 Mobile.

Fazer download do Unigram

Como a aplicação não se encontra na Loja, terá de activar o modo de programador no Windows 10 Mobile para a instalar. Para o fazer, aceda às Definições e escolha a opção Actualizar e Segurança. De seguida, abra a categoria Para programadores, e active o modo de programador (a terceira opção), conforme pode ver na imagem abaixo (que está em Inglês):

wp_ss_20160927_0007

Depois, após transferir a aplicação na ligação acima, basta abrir o Explorador de Ficheiros, navegar até à sua pasta de Transferências e abrir o ficheiro Unigram_0.1.10.66_ARM, e confirmar de seguida a instalação. Aguarde uns momentos e a aplicação estará instalada.

Para obter actualizações futuras

O Windows Mobile Portugal já acompanha o desenvolvimento do Unigram há algum tempo, e agora que a aplicação se tornou pública, planeamos mantê-lo sempre a par de todas as novidades sobre a mesma.

Mas, se quer obter as novidades o mais rapidamente possível, pode seguir o canal de desenvolvimento do Unigram no Telegram, utilizando esta ligação. O canal enviar-lhe-á uma mensagem logo que seja disponibilizada uma nova versão da aplicação.

Contribuir para o desenvolvimento

Se é um programador, pode ajudar a equipa de desenvolvimento a tornar a aplicação ainda melhor. Como já referimos, existe uma página do GitHub para a aplicação onde poderá dar os seus contributos.

Antes de o fazer, recomendamos que se junte ao grupo de Insiders do Unigram. O acesso ao grupo pode ser feito através deste link, mas ressalvamos que o grupo serve apenas para discutir a aplicação, e que a equipa quer evitar que a conversa se torne demasiado confusa. Para além disso, a conversa terá de ser feita em Inglês.  Se não for programador mas encontrar algum problema ou tiver alguma ideia, pode simplesmente falar connosco e faremo-la chegar à equipa de desenvolvimento.

Em breve, estaremos à conversa com a equipa para falar um pouco da história do projecto e dos planos para o futuro. Fique atento!

Sobre o autor

João Carrasqueira

Com 20 anos, licenciado em Assessoria e Tradução, João é um grande fã de tecnologia, especialmente tudo o que esteja relacionado com a Microsoft. Também tem uma paixão pelos videojogos da Nintendo.

Comentários recentes