Destaque Mercado Notícias Smartphones

Smartphones Windows mostram sinais de recuperação

Ultimamente, parece que todas as notícias sobre os números de vendas de telemóveis Windows são negativas, mas a Kantar divulgou recentemente dados que podem trazer alguma alegria aos fãs da plataforma.

Eis os dados que a empresa apresentou para o trimestre a acabar em Julho de 2016:

kantar_data_jul16

À primeira vista, é fácil ver que as vendas neste trimestre sofreram uma queda drástica comparativamente ao período homólogo do ano anterior, uma tendência que já se tem vindo a verificar há alguns meses. No entanto, é bom ver que no Japão a tendência parece ser invertida, tendo as vendas de telemóveis Windows subido de 0,1% para 0,6%, o que representa um aumento de 500% das vendas face ao mesmo período do ano passado.

Mas as boas notícias não acabam aqui. Embora seja evidente que as vendas sofreram uma grave queda face ao mesmo período do ano anterior, a situação toma proporções diferentes quando comparamos os dados com os referentes ao trimestre que terminou em Junho de 2016.

Veja os dados referentes a esse período:

kantar_data_jun16

Olhando para as vendas de telemóveis Windows, o cenário é menos negro. Aliás, em alguns mercados, o sistema operativo da Microsoft até mostra uma tendência positiva:

  • Em França, as vendas de smartphones Windows passaram de 4,1% nos três meses a acabar em Junho para 4,9% nos três meses a acabar em Julho, um pequeno aumento.
  • Nos Estados Unidos, as vendas passaram de 1,6% para 2,4%, o que representa um aumento de 33% das vendas.
  • O Japão mostrou melhorias não só face ao ano passado, como também passou de 0,3% no trimestre que acabou em Junho para os 0.6% no trimestre que acabou em Julho.

É importante mencionar que estes dados não são necessariamente indicadores de uma recuperação do sistema, mas são sinais positivos que dão mais alguma esperança aos fãs. É importante que esta tendência se mantenha e se alastre para mais mercados.

E o leitor, o que acha destes dados? Está confiante numa recuperação do Windows?

Sobre o autor

João Carrasqueira

Com 20 anos, licenciado em Assessoria e Tradução, João é um grande fã de tecnologia, especialmente tudo o que esteja relacionado com a Microsoft. Também tem uma paixão pelos videojogos da Nintendo.

  • Breno

    Não vi muita coisa. Mas vamos acreditar. Deixa chegar algum aparelho com W10 aqui no Brasil. .. .

  • Rossano Mendes

    Portugal continua sem Cortana de Portugal

    • Jorge Azevedo

      Eu acho que vcs podiam fazer um tutorial para explicar o que já podemos fazer com a Cortana na região PT e com a voz PT/BR. Eu tento mas pouca coisa ela faz, porque provavelmente não estou a falar corretamente com ela (modo de me entender). Já consegui fazer chamadas, informar o tempo, responder a roupa, abrir app. Mas não consegui mais nada pois ela abre o Edge para me mostrar sites.

  • Antonio J. Costa e Silva

    Vamos ver a evolução.
    Sinceramente não me vejo a utilizar outra plataforma que não seja microsoft.

Comentários recentes