Destaque Notícias Programação UWP

Aulas de programação em breve no Windows Mobile Portugal

Olá leitores do Windows Mobile Portugal. Estamos a começar uma nova série de publicações voltada para o desenvolvimento de aplicações. Neste momento deve estar a perguntar: “não sei nada de programação, então não deveria estar aqui”. Então aproveito para informar que esta publicação é para si sabe nada de programação mas tem curiosidade e vontade de aprender. Eu vou estar por toda a parte, mostrando as ferramentas mais modernas e fáceis actualmente para você desenvolver aplicações usando C# (Linguagem de programação da Microsoft), e, se alguma dúvida surgir, posso demorar um pouco a responder, mas com certeza você vai ter uma reposta.

Vamos partir para apresentação – sou Severino José da Costa Neto, ou SJCostaNeto, como registado na web. Sou estudante do curso de Bacharel em Ciência da Computação, actualmente sou desenvolvedor de apps e sou um MSP (Microsoft Student Partner). Vou deixar meus contactos no final do post para darmos início logo ao “curso”.

No início do curso vamos focar na linguagem de programação C#, e depois que tivermos com uma base de conhecimento de programação, iremos passar para UWP e XAMARIN (não se preocupe com nomes agora). Vamos começar com duas ou três aulas na forma escrita e depois passaremos para lives no Youtube, e então fiquem atentos ao site para terem mais informações para as próximas aulas. Vamos fazer uma votação nos canais do WMP para saber qual o melhor dia para as aulas em directo. Fiquem atentos!

Passando esta primeira  fase de conversa, vamos para as primeiras informações. Quais as ferramentas que preciso de ter para começar a ser um programador?

  • Possuir o Windows 8.1+ mas vamos trabalhar em cima do Windows 10, então se você quer estar sincronizado com as nossas informações, indico que você esteja com a última versão do sistema operativo.
  • Não sabe como actualizar o seu Windows 10: Bastará dirigir-se às Definições -> Atualizar e Segurança -> Procurar actualizações e actualizar o seu equipamento.
  • Actualize o seu equipamento para o Windows 10.
  • Você também tem que possuir as ferramentas de desenvolvimento da Microsoft, a IDE Visual Studio.
    [Primeiro Conceito: “IDE”: Ambiente de Desenvolvimento Integrado, um ambiente integrado para desenvolvimento de software
    Link de um tutorial de instalação no Youtube.
  • GitHub: Não é necessário ter uma conta para ter acesso aos meus dados no site. Nesse site vou hospedar todo o código fonte livre, tanto das publicações quanto das lives, então quem me adicionar vai ter as notificações de quando eu modificar o código ou você mesmo pode me ajudar a construir e melhorar algum exemplo. Mais para frente vou ensinar como manusear a ferramenta.

Vou dar uma semana para vocês prepararem o vosso ambiente de desenvolvimento com as ferramentas necessárias para começamos o curso.

Os meus contatos para qualquer dúvida:

Nota: Todo o curso será dado em Português do Brasil, língua do nosso colaborador que fará certamente um excelente trabalho a ensinar as bases de programação.

Sobre o autor

SJCosta Neto

  • mymarcio

    Obrigado por teres a iniciativa de ajudar o pessoal aprender a programar. Tenho tido vontade de aprender a programar para Windows Phone.
    Eu vivo nos Estados Unidos desde jovem, por isso peço desculpa por erros ortográficos, mas gostava de saber em avanço que tipo de aplicações é que vamos aprender? 🙂 Quantas aulas por semana e quantas horas achas que vamos dedicar por aula para garantir sucesso?

    Novamente agradeço a vossa iniciativa.

    • Olá! Não serei eu o responsável pelas aulas mas posso responder a qualquer coisa. As aulas serão semanais, 1 vez por semana. As primeiras em texto e as seguintes em vídeo em directo e claro, possível de consulta quando quisermos. Quanto ao tipo de apps e horas, isso já é com o nosso colaborador! Mas deveremos saber tudo isso logo na primeira aula 😀

    • SJ Costa Neto

      Vamos começar lento no começo, no decorrer das aulas vou começar a acelerar o processo. Sobre o curso, vamos começar a fazer aplicativos simples sem interface gráfica inicialmente, para aprender a linguagem. No decorrer do curso vamos entrar em UWP e XAMARIN, dessa forma vamos poder criar apps para ser publicada na loja. Sua imaginação é o limite.

  • Marcos

    Ansioso…

    • SJ Costa Neto

      Também 🙂

  • Marcos

    O vídeo que foi colocado na notícia, diz para baixar a linguagem c++, e a notícia diz que começaremos com c#. Baixo o c# ou c++ ?

    • SJ Costa Neto

      A linguagem C# já vem como padrão, dessa forma não importa quais outras linguagens instalar. Na próxima aula eu vou explicar como mudar de visão na IDE Visual Studio. Para quando acontecer da necessidade de programar em outra linguagem, poder usar a mesma IDE.

      • Marcos

        Ok, obrigado.

  • Ed Barto

    olá, voce tem ideia de quanto um desenvolvedor de app pode arrecadar por mes? n pretendo enricar com isso, mas gostaria de saber se gera alguma renda ou se é algo tao pouco que nao deve nem ser considerado? um “desenvolvedor autonomo” consegue bons lucros? depende basicamente do quanto download o app vai ter para que possa vender anuncios? é basicamente assim a forma de lucrar?

    • SJ Costa Neto

      É simples, quanto mais as pessoas usarem o seu aplicativo, mais será seu lucro. É muito parecido com o sistema de anúncio para qualquer outro meio de comunicação.

      • Ed Barto

        entendo. mas isso vale apenas pra app gratis q tem que anuncio? os gratis q n tem anuncio nao vai lucrar nada com esse app, certo? e o app pago sem anuncio o lucro é com a venda dele, obiviamente, certo? o mais comum q fazem é fazer gratis com anuncio e livrar do anuncio se o usuario compra-lo? to certo?

        • SJ Costa Neto

          isso

  • Álvaro Luiz

    oi Severino, sou brasileiro. sou bacharel em design (q envolve tanto projeto de produto quanto a parte grafica) e como tal me surge ideias que podem virar aplicativos. mas nunca estudei programação. e nunca falei tais ideias pra um desenvolvedor por receio de ser passado pra trás, ou seja, ele pegar minha ideia e fazer o app sozinho e me deixar a ver navios hehe. entao penso se eu mesmo nao poderia fazer o app sozinho.

    entao te pergunto: é possivel eu (q nao sei nada de programaçao) aprender com suas aulas e futuramente lançar tal app?
    outra duvida é: ate que ponto é possivel ou viavel desenvolver app sozinho sem ajuda de ninguem? sempre é possivel mas vai dar mt trabalho e demora mais p ficar pronto? é esse o problema de desenvolver sozinho ne?

    • SJ Costa Neto

      Tudo vai depender da sua vontade e o tamanho do projeto do app. Para desenvolver o aplicativo sozinho sempre é possível. E nas maiorias dos projetos menores sempre é uma pessoa que realiza esse trabalho. A questão é que sempre vai demorar mais tempo. Sobre passar a ideia para alguém, é bom ter confiança na pessoa. Ter contato com o programador porque isso pode acontecer mesmo, muito difícil acontecer mas pode.
      Se possível me add no Skype, queria trocar umas ideias com você sobre essa parte de design, umas dicas sobre desenhar os apps no photoshop. Te espero, sjcostaneto

      • Álvaro Luiz

        obrigado entendi. ok, eu estava viajando, vou add.

Comentários recentes