Destaque Notícias Programação

Introdução à programação – Algoritmos

Para criar um programa teremos que fazer algoritmos. Se o programa vai ser rápido ou bonito, nada mais é do que uma boa escrita do seu algoritmo. Aa pergunta que fica é – Então o que é um algoritmo? Um algoritmo é uma sequência de passos para se executar uma função. O exemplo mais usado de um algoritmo é uma receita de bolo.

Uma receita de bolo, nada mais é que uma sequência de passos a serem realizadas para criação de um bolo com o mínimo de problemas. Em programação devemos escrever as “receitas de bolo” (algoritmo) de modo que o computador leia sua instrução e execute o que deve ser feito. Mas para o computador a receita tem que ser escrita de forma completa e precisa, pelo facto que seu computador só vai executar o que é pedido. Um algoritmo fácil de entender é:

1.       Aqueça o forno a 180°C

2.       Unte uma forma de bolo

3.       Em um recipiente

                                – Bata:

                                                                                      i.      75g de manteiga

                                                                                    ii.      250g de açúcar

                                                              Até ficar cremoso

                                 – Junte:

                                                                                      i.      4 ovos, um a um

                                                                                    ii.      100g de chocolate derretido

                                 – Adicione aos poucos 250g de farinha peneirada

4.       Deite a massa na forma

5.       Leve ao forno durante 40 minutos

Este é o material de forma a completar o assunto algoritmo .

Linguagem de programação C#

Variáveis

Finalmente chegamos na parte que todo mundo estava esperando, vamos começar com a linguagem C#. Um conceito muito importante que devemos saber é “Variáveis”. Variáveis são atributos onde podemos guardar informações na memória do computador. Em C#, temos vários tipos definidos de variáveis, as principais são:

Tipo Descrição Tamanho Exemplo de uso
Int Números inteiros 32 bits int numero = 1;
Long Números inteiros 64 bits long numero = 2;
Float Números de ponto flutuante 32 bits float numero = 0.5f
Double Número de ponto flutuante com precisão dupla 64 bits double numero = 0.5;
String Sequência de caracteres 16 bits / caractere String palavra = “olá”;
char Caractere único 16 bits char palavra = “N”
bool Valor Booleano 8 bits

bool verdade = true;

Como podemos ver, cada variável pode salvar um tipo de informação, se você tentar salvar uma informação que não é do seu tipo o programa não vai funcionar. Para declarar uma variável é simples, primeiro você expressa o seu tipo, logo após seu nome, seu conteúdo e por último use ponto e vírgula. Exemplo:

int nomeDaVariavel = 9;

tipo nomeDaVariavel = Conteúdo ;

Mas porque temos que usar o ponto e vírgula? Para a linguagem C#, o ponto e vírgula representa o final de um comando. Dessa forma o computador vai entender que pode terminar a tarefa dessa linha do algoritmo.

Temos que lembrar sempre que temos algumas regras para escrever nomes de variáveis e aqui tem uma lista de coisas que é aconselhável fazer:

  • Os nomes de variáveis só podem iniciar apenas por letras ou caractere sublinhado.
  • Não crie identificadores cuja única diferença seja entre maiúsculas e minúsculas. Por exemplo, não crie uma variável chamada minhaVariavel e outra chamada MinhaVariavel para serem utilizadas ao mesmo tempo, porque será muito fácil confundi-las.
  • Comece o nome com uma letra minúscula.
  • Num identificador com várias palavras, comece a segunda palavra e as palavras subsequentes com uma letra maiúscula. Isso é chamado de notação camelo ou camelCase.
  • Não utilize notação húngara. (Se você for desenvolvedor de Microsoft Visual C++, provavelmente já conhece a notação húngara. Se não souber o que é isso, não se preocupe!)

Algumas palavras não podemos usar como nome, pelo fato que o compilador usa as mesmas para realizar funções na linguagem C#. Vou deixar o link com a lista de palavras que vocês não demoram usar. Link das Palavras chaves C#.

Apresentação de dados

Nada vai adiantar para um programa se não conseguir se comunicar com o utilizador, dessa forma vamos aprender a apresentar informações simples. A linha de código para apresentar um dado é:

Console.Writeline(“Mensagem”);

Mas o que esse código representa? A Microsoft criou vários códigos para ajudarmos a desenvolver programas rapidamente, como estamos fazendo um programa do tipo console, vamos avisar ao computador que vamos usar o pacote console que a Microsoft criou. Dentro desse pacote existem códigos prontos para serem usados. Dentro desse pacote com o comando para apresentar uma mensagem na tela do console, que é WriteLine.

Mão na Massa (Visual Studio)

No tutorial inicial antes de começar o curso, foi apresentado um vídeo do Youtube ensinando a instalar o visual studio, se você ainda não instalou chegou a hora de instalar. Link novamente.

Nos comentários, um leitor comentou que as configurações do visual studio foi apresentada como C++ e não C#. Isso já tinha sido previsto para aprestar algumas informações do visual studio. Por padrão a linguagem C# vem instala no Visual Studio, dessa forma não tem risco de você ficar sem programar em C#. Se você instalou usando os passos do vídeo você fez a instalação com visão principal para C++, um dos motivos para isso ter acontecido é para mostrar que tudo o Visual Studio podemos voltar para configuração padrão, dessa forma não tenha medo de vasculhar o que essa IDE pode fazer para você, sempre tem uma opção de você restaurar.

Nesse tópico vamos voltar para configuração padrão, para que todo fiquem no mesmo ponto. Os passos são:

Ferramentas >> Importar e exportar configurações…

Captura de Tela (2)

Captura de Tela (3)

Captura de Tela (4)

Captura de Tela (5)

Captura de Tela (6)

Dessa forma todas as configurações volta padrão e geral para o visual studio.

Meu Primeiro Programa

Como falei anteriormente nesse post, vamos criar um programa do tipo console. Um programa do tipo console retira toda a necessidade de programar uma interface gráfica, desse modo podemos focar somente na linguagem de programação por momento. Lembrando que no decorrer do curso vamos entrar em UWP e XAMARIN, não fiquem preocupados.

Para criamos nosso primeiro programa console no visual studio, temos que ir em Arquivos >> Novo >> Projeto

Deve apresentar esse ecrã para si:

Captura de Tela (7)

Temos que notar algumas informações, primeiro vamos até o templates, lá vai apresentar a opção de Visual C#. Clicando em cima de Visual C# vai apresentar vários tipos de aplicação, mas nosso foco atualmente é o console, então escolhemos a aplicação console. Após selecionarmos essa opção tempos que escolher o nome da aplicação e o local para salvar o código. Feito isso é só clicar em OK.

Captura de Tela (8)

Não vamos nos preocupar agora com a estrutura do código apresentado, vamos focar em apresentar uma mensagem simples. Dessa forma temos que escrever o código.

meuprimeiroEssa linha de código vai apresentar uma mensagem “Meu primeiro programa! ”no console. Depois que você escrever essa linha de código, chegou a hora de compilar o código. Para isso vamos no ícone do player e deixar a IDE trabalhe. Você notou que o programa abriu e fechou rapidamente, mas porque isso aconteceu? Simples você não mandou o programa parar. A IDE tem uma função de stop, onde podemos parar a aplicação em alguma linha de código, assim vamos avisar a IDE que queremos que a aplicação pare logo após a linha que escrevemos. Clicamos em cima da barra cinza para criar uma bola vermelha. E vamos compilar novamente, agora deve aparecer o console com a mensagem digitada.

stop

fimEsta é assim mais uma introdução para o curso que agora começa, mostrando os primeiros passos para criação de código e de programas. Deverão indicar as vossas duvidas aqui no site ou através do nosso grupo no Facebook.

Comentários recentes