Destaque Notícias Review Windows 10 Mobile

A Actualização de Aniversário está a chegar – o que há de novo?

O Windows 10 Mobile irá receber no dia de amanhã a sua primeira grande actualização, introduzindo grandes e boas alterações ao sistema operativo com a Actualização de Aniversário, também conhecida pelos Insiders como sendo pertencente à Redstone 1. As alterações são muitas, as novidades irão surpreender muitos e achamos que fazia enorme sentido, para todos os não Insiders mas também para quem acompanhou toda a evolução do sistema, mostrar todas as alterações que foram sendo introduzidas quase que semanalmente ao Windows Mobile.

Microsoft Edge

O Microsoft Edge recebeu uma funcionalidade muito aguardada pelos fãs, uma função que estava presente no Internet Explorer para Windows Phone 8.1 e que o Edge até agora não tinha: a navegação por gestos. Pode agora deslizar para a esquerda ou para a direita para voltar a página seguinte ou anterior, respectivamente.

É agora mais fácil fechar separadores no Edge, com botões maiores.

É agora mais fácil abrir um separador InPrivate – Pode agora abrir um novo separador InPrivate usando o botão que aparece junto do botão normal de Novo Separador, em vez de o fazer através de um menu adicional.

Cortana

É agora mais fácil identificar músicas com a Cortana. Basta abrir a Cortana para o ícone de pesquisa de música aparecer.

A Cortana passa também a estar disponível em mais línguas, onde se inclui o Francês do Canadá, Espanhol do México e Português do Brasil. Os utilizadores portugueses continuam sem uma opção completamente adequada, mas poderão activar a Cortana em Português do Brasil sem ter de alterar o idioma do resto do sistema, algo que até agora não era possível.

Skype

A integração do Skype na aplicação Mensagens foi removida, e substituída pela nova aplicação universal do Skype. Assim, a aplicação Skype Video foi também removida.

Está a ser desenvolvida a nova aplicação universal que integrará as Mensagens juntamente com as conversas do Skype.

Centro de Acção

As notificações individuais das aplicações no Centro de Ação não irão mostrar o ícone da aplicação repetido para cada notificação, sendo apenas mostrado no cabeçalho que engloba todas as notificações da mesma aplicação. Esta alteração deixa mais espaço no Centro de Acção para mostrar mais conteúdo.

O Centro de Acção é agora mais rico com suporte para notificações mais flexíveis, de forma semelhante às capacidades das Live Tiles. As notificações com imagens irão agora mostrar imagens maiores que anteriormente. As notificações também podem agora ter uma “imagem de destaque”, que é ainda maior para dar ainda mais vida ao conteúdo das notificações.

Foram adicionadas também mais informações da Cortana no Centro de Acção, para assegurar que não perde nada importante, como um conflito entre reuniões ou qualquer coisa de que seja preciso lembrá-lo.

Pode adicionar, remover e organizar as Acções Rápidas que aparecem no Centro de Acção. Para personalizar as suas Acções Rápidas, vá a Definições -> Sistema -> Notificações e Acções. Nesta página de definições, verá uma réplica das suas Acções Rápidas tal como aparecem no Centro de Acção, e ao premir sem soltar numa Acção Rápida para a mover para qualquer lugar que queira. Por baixo desta grelha, verá uma ligação onde poderá adicionar ou remover Acções Rápidas do Centro de Acção.

Continuum

Os telemóveis compatíveis com Continuum têm agora suporte para a maioria dos adaptadores Ethernet USB. Se ligar um adaptador Ethernet USB ao seu Lumia 950 ou 950XL através da Microsoft Display Dock, por exemplo, terá acesso à internet através do cabo Ethernet que tenha ligado.

Notificações

Pode gerir as definições de notificações para aplicações individuais através de Definições -> Sistema -> Notificações e Acções e dar prioridade às notificações das aplicações mais importantes para si. Pode escolher de um de três níveis de prioridade: Normal, Alta, ou Máxima. Também pode ajustar quantas notificações são visíveis para cada aplicação. A predefinição é de 3 por cada aplicação. Se uma aplicação tiver mais de 3 notificações, pode clicar ou tocar em “Ver mais” para ver todas as notificações dessa aplicação.

As notificações passam a ser sincronizadas entre os seus dispositivos, e pode inclusivamente interagir com as notificações. Pode, por exemplo, responder a uma mensagem SMS que tenha recebido no telemóvel através da notificação que aparece no seu computador.

Também pode agora definir a que horas é mais activo no seu telemóvel tal como no PC, ajustando as horas activas em Definições -> Actualizar e Segurança -> Windows Update. O Windows Update não irá instalar actualizações automaticamente durante as horas de actividade do seu dispositivo.

Alterações no visual

Todas as subsecções das Definições têm agora um ícone que as identifica, tornando a experiência mais agradável aos olhos. O ícone da secção Actualizar e Segurança foi também actualizado. Também nas Definições, houve algumas alterações a nível de organização, e a Microsoft começou a mover certas definições da secção Adicional para outras secções das Definições. Por exemplo, poderá encontrar as Definições do Ecrã de Relance na secção Personalização. O mesmo aconteceu com as definições da barra de navegação.

Há uma nova animação ao redimensionar as Live Tiles. Agora é utilizada um em efeito de desvanecer ao alterar o tamanho de uma tile.

Novos emoji. Como parte deste trabalho, a secção e emoji do teclado foi ligeiramente reorganizada para se adequar melhor aos novos emoji. Estão agora organizados da seguinte forma: Favoritos, Smileys e Animais, Pessoas, Celebração e Objectos, Comida e Plantas, Transportes e Locais, Símbolos e emoticons ASCII.

Quando o seu telemóvel estiver bloqueado, o botão Retroceder será substituído por um botão para a Câmara. Mantenha este botão premido para abrir a Câmara directamente a partir do Ecrã de Bloqueio.

Quando estiver a ouvir música, poderá agora controlar o que ouve a partir do Ecrã de Bloqueio! Se ligar o ecrã do seu telemóvel, os controlos serão agora incorporados directamente no topo do ecrã de bloqueio.

Há agora apenas um local para todas as definições relacionadas com a bateria, incluindo a Poupança de Bateria. Isto inclui também a página Detalhes do Uso de Bateria actualizada para que possa gerir as definições de segundo plano para cada aplicação sem abrir outra página. Pode também ajustar a percentagem a partir da qual a Poupança de Bateria é ligada (a predefinição é 20%) – algo que estava presente no Windows Phone 8.1 e que muitos Insiders queriam que fosse novamente incluído ao mover o Sensor de Bateria para a aplicação Definições, tanto no PC como em telemóveis.

Aplicações

As aplicações Hub do Insider e Comentários do Windows foram fundidas numa só aplicação, de nome Hub de Comentários. A nova aplicação tem também novas funcionalidades como a possibilidade de comentar feedback criado por outros utilizadores, bem como a possibilidade de receber uma resposta directa da equipa da Microsoft.

A Loja Windows recebeu um design novo com melhorias significativas face à anterior. Para além das melhorias de design, a Loja tem também funcionalidades novas, como o histórico de actualizações e instalações que muitos utilizadores têm pedido desde o lançamento do Windows 10 Mobile.

Tal como foi discutido na Build 2016, poderá em breve fazer com que os sites a visitar abram directamente na aplicação em vez de abrir no browser. Esta nova funcionalidade está dependente dos programadores de cada aplicação e, como tal, as aplicações que serão compatíveis com este sistema ainda estão em desenvolvimento. De forma a preparar para esta nova funcionalidade, foi adicionada uma nova página nas Definições > Sistema > Aplicações onde poderá fazer a gestão desta funcionalidade.

Estas são algumas das novidades que poderá esperar já amanhã no seu Windows Phone. Caso ainda não tenha feito a actualização do Windows Phone 8.1 para o Windows 10 Mobile, é a altura certa para receber uma quantidade enorme de novidades e novas funcionalidades que irão, na nossa opinião, fazer a delícia de todos os utilizadores.

Sobre o autor

João Carrasqueira

Com 20 anos, licenciado em Assessoria e Tradução, João é um grande fã de tecnologia, especialmente tudo o que esteja relacionado com a Microsoft. Também tem uma paixão pelos videojogos da Nintendo.

Comentários recentes