Destaque Notícias Windows 10 Windows 10 Mobile

Build 14926 agora disponível para Insiders no Fast Ring

Depois de uma semana sem novas builds, a Microsoft acaba de disponibilizar a Build 14926 do Windows para PC e Mobile, destinando-se aos Insiders que optaram pelo Fast Ring.

Esta notícia vem junta com um aviso importante acerca da expiração das builds:

A partir do dia 15 de Setembro, todos os PCs que estejam a correr builds de Insider Preview demasiado antigas vão começar a receber notificações de expiração uma vez por dia. Dia 1 de Outubro, estes PCs vão começar a reiniciar de 3 em 3 horas, e, dia 15 de Outubro, estes PCs vão simplesmente deixar de arrancar.

Recomenda-se aos Insiders a correr estas builds fazerem uma actualização para a Build 14926 através de Definições > Actualizar e Segurança > Windows Update, pois esta build tem como data de expiração o dia 1 de Maio de 2017.

Finalmente, é anunciado um programa lançado pela Microsoft no início desta semana denominado Microsoft Rewards (Recompensas da Microsoft) que vai expandir o programa existente Bing Rewards, na medida em que vai adicionar novas maneiras de ganhar pontos, tais como através de compras na Loja da Microsoft e da utilização do navegador Microsoft Edge. Estes pontos poderão ser convertidos em cartões presente Xbox ou Windows, ou usados para receber descontos na Loja, Créditos Skype, uma Assinatura Xbox LIVE Gold, ou até para doar a uma caridade.

Novidades:

Suspender no Microsoft Edge: Foi adicionada a acção experimental “Suspender” nos separadores do Microsoft Edge que possibilitará à Cortana fechar o separador e criar um lembrete na página, que aparecerá no Centro de Acções e que poderá ser aberto outra vez assim que necessitar de abrir o separador outra vez. Isto ajudará os utilizadores que não fecham os separadores e usam-nos para se lembrarem das coisas que têm para fazer.

Página das definições de Wi-Fi actualizada (mobile): Como parte da tarefa de unificar a experiência das definições entre dispositivos, foram feitas actualizações à pagina de definicões da Wi-Fi via Definicões > Rede e Internet > Wi-Fi em dispositivos móveis para que se pareçam às do PC. As novas definições ainda não estão completas e encontram-se no processo de mudança de sítio. Se precisar, poderá usar as definições de Wi-Fi (legado) em caso de faltarem funcionalidades. Para além disto foi adicionada a opção de conectar a WPS (Wi-Fi Protected Setup).

Nova página de Wi-Fi nas Definiçóes juntamente com a página antiga (legado).
Nova página de Wi-Fi nas Definições juntamente com a página antiga (legado).

Melhorar a experiência de actualização no PC: Graças ao feedback dos Insiders, a partir da Build 14926, ao fazer actualizações, irão ser procuradas aplicações que tenham sido desinstaladas e estas irão permanecer nesse estado uma vez completa a actualização. Isto significa que ao desinstalar aplicações incluídas no Windows 10 tais como Correio e Mapas, estas não voltarão a ser instaladas após a actualização para uma nova build daí em diante.

Fazer o início de sessão através de PIN mais fácil: A partir desta build, podem ser introduzidos números no campo de introdução do PIN independentemente do estado da tecla Num Lock, sendo que nas builds anteriores os números não eram introduzidos a não ser que o Num Lock estivesse ligado.

Correcções para PC:

  • Corrigida a causa de um encerramento inesperado do Adobe Acrobat Reader assim que era aberto.
  • Corrigida a causa de um encerramento inesperado quando era aberto o menu Definições > Personalização.
  • Corrigido o erro em que os ícones do Windows e texto não são dispostos correctamente em alguns dispositivos com processadores Intel Atom (Clovertrail).
  • Melhorado o dimensionamento de jogos de ecrã inteiro em que a proporção da tela não condiz com a resolução do monitor, por exemplo, ao jogar Counter-Strike: Global Offensive numa resolução 4:3 esticada.
  • Corrigido o ecrã azul que alguns utilizadores obtinham após ligar/desligar alguns Kindles como o Paperwhite e o Voyage.
  • Esta build melhora a performance em sites com mudanças a um grande número de elementos HTML que contêm texto através de melhoramentos do sistema de verificação de ortografia. Isto resultará numa performance substancialmente melhor em sites como o TweetDeck.
  • Atendida a maior causa de problemas de estabilidade no Microsoft Edge dos builds Insider Preview. Sites importantes como o Facebook e o Outlook.com deverão ser mais estáveis.
  • Corrigido o erro (no Facebook, por exemplo) resultante no ícone de favorito por defeito aparecer no separador do Microsoft Edge em vez do ícone intendido pela página.
  • Corrigido o erro em que o ícone de Wi-Fi na barra de tarefas poderia mostrar todas as barras quando conectado a uma rede com sinal baixo.
  • Poderá ter sido corrigido o erro que impedia o adaptador de rede sem fio do Surface Pro 1 e do Surface Pro 2 de funcionar. Isto também deverá arranjar o problema com o Adaptador Sem fio do Xbox para o Windows e outros adaptadores de terceiros como os D-Link.
  • Corrigido um erro em que o menu de contexto do Explorador de Ficheiros “Abrir janela de comando aqui” abria o directório C:\Windows\System32 em vez do desejado.
  • Corrigido o erro potencialmente causador da barra de tarefas não se esconder automaticamente quando uma janela de ecrã inteiro está focada (por exemplo quando se via vídeos, jogava jogos ou quando se usava o Ambiente de Trabalho Remoto). Nota: Se houver uma janela que peça atenção, é por design que a barra de tarefas não se esconde (assim poderá ver a notificação).

Correcções para Mobile:

  • Corrigido o erro de dimensionamento em dispositivos como o Lumia 635, 636 ou 638 em que a parte de baixo de certas aplicações como Mensagens e Mapas ficavam cortadas e eram desenhadas fora do ecrã.
  • Atendida a maior causa de problemas de estabilidade no Microsoft Edge das builds Insider Preview. Sites importantes como o Facebook e o Outlook.com deverão ser mais estáveis.
  • Corrigido o erro em que o som do teclado e o bloqueio/desbloqueio era quase inaudível quando o volume estava a nível moderado.
  • Corrigido o erro em que se a opção Horas de Pausa estivesse activada, as notificações poderiam não aparecer até que se abrisse o Centro de Acção ou até que uma notificação interactiva aparecesse e fosse fechada.
  • Corrigido o erro em que a Cortana tinha sofria um encerramento inesperado ao abrir a página de Lembretes.
  • Melhoramento da fiabilidade das opções do menu VPN via Definições > Rede e Internet > VPN.
  • Corrigido um erro resultante em imagens em miniatura de vídeos em modo Retrato aparecerem com um dimensionamento incorrecto na aplicação Fotografias na categoria de Imagens da Câmara.

Problemas conhecidos para PC:

  • Ao utilizar a aplicação Groove Música enquanto o Narrador estiver aberto, se navegar até a barra de progresso enquanto uma música estiver a tocar, o Narrador dirá o progresso da música continuamente a cada segundo, resultando na incapacidade de ouvir a música ou de ouvir qualquer outro controlo.
  • Poderá experienciar um ecrã preto ao terminar a sessão e mudar de utilizador, não podendo iniciar sessão nesse utilizador. Reiniciar o PC deverá resolver o problema.
  • Abrir o programa Oracle VM VirtualBox resultará num encerramento inesperado nesta build.
  • Componentes opcionais poderão não funcionar nesta build. Para que funcionem outra vez é necessário ir a “Activar ou Desactivar Funconalidades do Windows”, activar a funcionalidade, premir OK e reiniciar o PC.
  • A Calculadora do Windows poderá não funcionar nesta build. Para que volte a funcionar é necessário voltar a transferir/instalar a aplicação através da Loja.
  • Para utilizadores de teclado, usar a tecla Tab para navegar a aplicação Definições não funcionará nesta build. Utilize as setas para navegar como solução temporária.

Problemas conhecidos para Mobile:

  • Alguns dispositivos como o Lumia 650 falharão ao instalar esta build com o Erro 0x80188308. O problema está a ser investigado.
  • O Centro de Acção não fechará ao deslizar para cima numa área vazia que não contem notificações.
  • Usar o telemóvel como um hotspot móvel funcionará à primeira vez, mas tentativas subsequentes resultarão em ser incapaz de ligar o hotspot até o dispositivo ter sido reiniciado.

Sobre o autor

João Carrasqueira

Com 20 anos, licenciado em Assessoria e Tradução, João é um grande fã de tecnologia, especialmente tudo o que esteja relacionado com a Microsoft. Também tem uma paixão pelos videojogos da Nintendo.

  • Rui F.

    Acabei de fazer o update da build 14926 no meu Lumia 640 e agora não reconhece nem o cartão SIM nem o cartão SD do telemóvel .
    Alguém sabe me informar como resolvo esta situação ou volto para a build anterior???

Comentários recentes