Destaque Notícias Windows 10 Windows 10 Mobile

Microsoft disponibiliza build 14936 para Insiders no Fast Ring

A Microsoft disponibilizou hoje mais uma build do Windows 10 para os Insiders no Fast Ring, mantendo o ritmo de lançamento de uma build por semana que temos visto até agora.

O anúncio foi feito pela líder do programa Windows Insider, Dona Sarkar, no Twitter:

A nova build não traz novidades propriamente ditas, mas a Microsoft fez menção a algumas alterações que já foram feitas e que vão ser feitas em breve:

Mudanças na autenticação que afectam a ligação a servidores NAS e servidores domésticos de ficheiros: Ao actualizar para as builds de Insider mais recentes, poderá ter reparado que dispositivos partilhados na sua rede doméstica desapareceram da pasta da rede doméstica. Poderá também ter reparado que as unidades de rede mapeadas não estão disponíveis. Se alterar a rede para “Privada” ou “Empresarial”, deverá funcionar novamente, Para mais informação sobre esta alteração, veja o Microsoft Security Bulletin (em Inglês).

Actualizações para o Subsistema do Windows para o Linux (WSL): Num lançamento futuro, o WSL instalará o versão 16.04 (Xenial) do Ubuntu, em vez do Ubuntu 16.04 (Trusty). Esta alteração será aplicada aos Insiders ao instalar o subsistema pela primeira vez. As instalações existentes não serão actualizadas automaticamente. Os utilizadores podem actualizar a imagem Trusty para a Xenial utilizando o comando do-release-upgrade. As notas de lançamento completas do WSL podem ser encontradas aqui.

Para além disto, a Microsoft falou de algumas melhorias e correcções nesta nova build, bem como de problemas conhecidos.

Melhorias e correcções para PC:

  • Corrigimos um erro em que o Narrador diria continuamente o progresso de uma música, isto é, diria o tempo da música a cada segundo que passava se passasse com o rato por cima da barra de progresso do Groove Music.
  • Corrigimos um erro em que não seria possível usar a tecla Tab para navegar nas Definições.
  • Corrigimos um erro em que o Explorer.exe (Explorador do Windows) encerraria inesperadamente com frequência, especialmente para os utilizadores com vários comutadores de rede.

Problemas conhecidos para PC:

  • Alguns componentes opcionais poderão não funcionar após actualizar para esta build. Para as activar novamente, dirija-se a “Ligar ou desligar funcionalidades do Windows”, deslize para o componente que quer activar e selecione a caixa de verificação do mesmo, e de seguida clique em OK. Após reiniciar o computador, a funcionalidade deverá estar activa.
  • Jogos e aplicações da Tencent farão com que o seu computador encerre inesperadamente e reinicie.
  • Executar o comando sfc /scannow num a linha de comandos com permissões de administrador mostrará um erro ao chegar as 20% com o mensagem “não foi possível executar a operação solicitada”

Melhorias e correcções para Mobile:

  • Corrigimos o erro que fazia com que o teclado de introdução do PIN para desbloquear o telemóvel não seria visível, mesmo após reiniciar o telemóvel.
  • Corrigimos o erro que fazia com que alguns telemóveis não conseguissem usar o cartão SIM.
  • Corrigimos o problema do hotspot móvel em que este funcionaria da primeira vez, mas não voltaria a funcionar até que o telemóvel fosse reiniciado.
  • Corrigimos um erro que fazia com que alguns dispositivos, como o Lumia 650, não conseguissem instalar novas builds com o erro 0x80188308
  • Corrigimos um erro em que algumas actualizações para novas builds poderiam falhar com o código de erro 800703ed.
  • Corrigimos um erro que fazia com que o Centro de Acção não fechasse ao deslizar para cima numa área em branco da lista de notificações.
  • Corrigimos um erro em que as notificações estavam a mostrar o logo da aplicação dentro da notificação quando vistas no Centro de Acção.
  • Corrigimos um erro em dispositivos lançados com o Windows Phone 8.1, em que ao ligar um auricular durante uma chamada, o áudio da chamada não seria transferido para o auricular.

Problemas conhecidos para Mobile:

  • Se o seu armazenamento pré-definido para aplicações for o cartão SD, a instalação de aplicações como o WhatsApp, Facebook Messenger e outras irá falhar com um erro. Para contornar o problema, defina a localização pré-definida para o armazenamento interno.

Pode não haver novidades, mas a nova build traz uma quantidade enorme de correcções, especialmente para o Windows 10 Mobile, pelo que recomendamos que a obtenha o mais rapidamente possível se estiver no Fast Ring.

Já instalou a build? O que acha até agora?

Sobre o autor

João Carrasqueira

Com 20 anos, licenciado em Assessoria e Tradução, João é um grande fã de tecnologia, especialmente tudo o que esteja relacionado com a Microsoft. Também tem uma paixão pelos videojogos da Nintendo.

Comentários recentes