Destaque Notícias Smartphones Windows 10 Mobile

Microsoft poderá abandonar mercado dos smartphones para consumidores nos próximos anos

Durante o evento Ignite, que decorre durante esta semana, a Microsoft reforçou mais uma vez o seu compromisso com o Windows 10 Mobile, prometendo não só investimento a nível do software, mas também a nível de hardware, passando por parcerias com outras fabricantes bem como os seus próprios telemóveis.

No entanto, este compromisso com o Windows 10 Mobile, particularmente no que toca aos dispositivos da própria Microsoft, não deverá ser concentrado no mercado dos consumidores. A Microsoft tem dito continuamente que se quer focar no mercado empresarial, e hoje esta intenção foi novamente reforçada, desta vez pelo novo Presidente da Microsoft França.

Numa entrevista com o jornal francês Le Point, Vahé Torossian disse:

A nossa estratégia para o Windows Phone é focarmo-nos nos clientes empresariais, agora estamos fora do mercado das massas. O “bilhete de entrada” no mercado das massas dos smartphones é demasiado elevado, e esperamos que haja um grande salto na tecnologia acompanhada de uma mudança de paradigma dentro de alguns anos. Durante este período de transição, não estaremos no mercado dos smartphones para o consumidor geral.

As afirmações de Torossian indicam que a empresa não tem intenções de desistir do Windows 10 Mobile de uma maneira geral, mas planeia sim abandonar o mercado geral, onde a competição entre o Android e iOS é demasiado grande e impossibilita a entrada de um novo concorrente.

No entanto, isto não significa necessariamente que o software seja apenas para clientes empresariais, e os consumidores poderão usufruir do sistema a partir de dispositivos de terceiros.

Para já, continua a parecer impossível saber claramente o que vai acontecer ao Windows 10 Mobile, mas a estratégia da Microsoft está bem definida. Teremos de esperar para ver se funciona.

Sobre o autor

João Carrasqueira

Com 20 anos, licenciado em Assessoria e Tradução, João é um grande fã de tecnologia, especialmente tudo o que esteja relacionado com a Microsoft. Também tem uma paixão pelos videojogos da Nintendo.

  • Atila Quititi

    compreendo esta estratégia tomada pela Microsoft de deixar de produzir smartphones para o “consumidor doméstico”, focar no desenvolvimento do Windows 10/Windows 10 Mobile e produzir dispositivos com foco nos “Empresários”, até vejo com bons olhos a parceria com as OEM’s.
    Problema é que no Brasil não temos previsão de nada de novos dispositivos!
    Tem a opção de importar dispositivos compatíveis, mas….nem todo mundo adora este método!

  • Breno

    Que dê tudo certo. A notícia da Blackberry é triste.

    • Atila Quititi

      Pois é, se tem uma empresa que fazia páreo antigamente com a Nokia era a BlackBberry. Tenho um tablet Playbook que, apesar de não ter bons Apps pra ele, é um ótimo dispositivo!

      • Breno

        Sim. Sempre é bom o consumidor ter escolhas.

  • Micael Rocha

    Boa tarde.

    Alguém ja reparou que a app do facebook no w10 mobile simplesmente nao funciona e que a situação ja se prolonga alguns dias e nao ha cuidado da Microsoft em resolver.

Comentários recentes