Destaque Notícias Windows 10 Mobile

Windows 10 Mobile e Windows Phone 8/8.1 com ROMs não oficiais? Sim, será possível em breve!

O dia de hoje fica desde já marcado pela notícia que chegou até nós ao visualizarmos o site Windows Central, onde temos uma novidade ao nível do sistema operativo que poderá estar perto de ser bem mais aberto do que até agora. Quando falamos de um sistema aberto ocorre-nos logo o sistema Android, sistema esse que possui não só as Roms oficiais de cada marca como também uma quantidade inacabável de Roms criadas por programadores.

O objectivo disto é criar um sistema que se adapte mais àquilo que é desejado pelos utilizadores sem ter de passar pela parte oficial da Google, por exemplo, integrar as funcionalidades desejadas. Quando vamos a ver, o Windows Phone era este sistema aberto , preferido pelos Hackers, programadores e todos aqueles com conhecimentos de programação que desejariam ultrapassar os limites e funcionalidades oficiais. Isto aconteceu a meio da década dos anos 2000. Tudo isto mudou, sendo o Windows 10 Mobile comparado ao iOS a nível de abertura do sistema.

Como já relatado acima, o jogo pode começar a mudar. Um hacker do XDA e a Heathcliff anunciaram na noite de ontem a disponibilização de uma ferramente chamada “Windows Phone Internals 1.0″. Este software esteve sob desenvolvimento durante muitos meses e permite assim desbloquear o Bootloader se um número significativo de equipamentos. Com isto é possível então activar o acesso Root ou fazer correr Custom ROM’s (versões não oficiais).

Não há muito mais a dizer sobre esta novidade que sem dúvida poderá fazer com que hackers e programadores se virem para a Plataforma da Microsoft, podendo esta ser uma rampa de lançamento para o novo sistema operativo da Microsoft, que deverá ser bem atractivo para quem decidir meter mãos à obra. Esta é uma excelente notícia depois de há alguns dias termos recebido a informação de que a Microsoft abandonou o Projecto Astoria.

Esperemos que com isto o sistema móvel da Windows consiga crescer no mercado, já que teremos uma personalização mais elevada ainda a nível do que poderá ser feito nos smartphones.

Pode ver abaixo um vídeo sobre este projecto:

Sobre o autor

José Manuel Silva

Fundador e CEO do website Windows Mobile Portugal, estudante de Ciências Farmacêuticas, blogger e entusiasta do Windows Phone - Mobile.

  • jose socrates

    Se isto for verdade. Se a Microsoft não se precaver contra isto o windows mobile torna-se um segundo LAGdroid, probledroid, resetdroid.
    Deus queira que não…

    • João Carrasqueira

      Não necessariamente. Só faz isto ao telemóvel quem quiser.

Comentários recentes